Este foi o primeiro bolo que minha sobrinha Izabela Zin fez e que eu comi. A danada é formada em Gastronomia e está se formando em Tecnologia de Alimentos na UFSC e nunca comi um prato feito por ela. Ela é… digamos… prática, se dá trabalho ela nem começa. Então, acredito que este bolo caseiro de milho, sem lactose e sem glúten, que ela trouxe para o café da tarde, deve ser muito fácil de fazer, porque delicioso sei que é.
INGREDIENTES
- 1 ovos
- 1 lata de milho escorrido
- 2 colheres de sopa de leite sem lactose ou leite de amêndoa ou aveia
- ½ xícara de chá de água
- 60 ml de óleo
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de farinha de milho fina ou fubá reserve mais 1/2 xícara caso a massa fique muito mole
- 1 colher de sopa de fermento em pó
MODO DE FAZER
- Pré-aqueça o forno a 180º C.
- Escorra e lave o milho em uma peneira, para tirar o excesso de sal.
- Coloque no liquidificador todos os ingredientes, menos o sal. Bata bem.
- Desligue e despeje a massa em uma bacia e adicione o fermento.
- Unte uma forma de pão com azeite e salpique farinha de milho.
- Coloque a massa na forma e leve ao forno até dourar. Faça o teste com um palito – se sair limpo, já está bom.
- Esse bolo não cresce muito.
Dicas
- Você pode utilizar outros tipos de leite vegetal, como leite de amêndoas ou de arroz.
- Utilize o adoçante de sua preferência, como xilitol ou estévia.
- Adicione frutas picadas à massa, como banana ou maçã, para um toque extra de sabor.
- Experimente adicionar especiarias como canela ou noz-moscada para um aroma mais intenso.
O que é a lactose?
A lactose é um tipo de açúcar presente naturalmente no leite e em seus derivados, como queijo, iogurte e leite condensado. Ela é um dissacarídeo, ou seja, um açúcar composto por duas moléculas de outros açúcares mais simples: a glicose e a galactose.
A intolerância à lactose ocorre quando o organismo não produz a enzima lactase em quantidade suficiente para digerir a lactose. Essa enzima é responsável por quebrar a lactose em glicose e galactose, permitindo que o organismo as absorva.
O que é o glúten?
O glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais, como trigo, centeio, cevada e aveia (quando contaminada). Essa proteína é composta por duas principais frações: a gliadina e a glutenina. Algumas pessoas são intolerante ao glúten, como os que possuem:
- Doença celíaca: Pessoas com doença celíaca têm uma reação autoimune ao glúten, que danifica as vilosidades do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes.
- Intolerância ao glúten não celíaca: Nessa condição, o organismo reage ao glúten, causando sintomas semelhantes à doença celíaca, mas sem a lesão intestinal característica.
- Sensibilidade ao glúten: Algumas pessoas relatam sintomas como inchaço, fadiga e dores de cabeça após o consumo de glúten, mesmo não tendo doença celíaca ou intolerância.
Importante:
É fundamental consultar um médico ou nutricionista para um diagnóstico preciso e orientação sobre uma dieta sem glúten segura e adequada às suas necessidades.