Dizem que na casa em que o alecrim vigora bem é sinal de que naquela lar tem um homem justo e uma mulher mandona. Não sei porque, acho que é coincidência, mas o alecrim aqui em casa esta enorme e lindo. Porque será?
É uma planta muito versátil, vai desde tempero para a cozinha até saches e chás. Exala um cheirinho ao simples toque perfumando a casa toda.
Em carnes, usado com cautela, dá um toque de sabor bem especial, principalmente nas suínas.
Azeite aromatizado com alecrim
Coloque todo o azeite em uma panela e amorne por apenas um minuto. Dentro do vidro original coloque dois ramos de alecrim, lavados e secados com papel toalha (não pode conter umidade) e coloque por cima o azeite amornado. Tampe bem e deixe descansar por uma semana.
Excelente para fazer assados e temperar saladas.
Sache de Alecrim
Junte ramos frescos e flexíveis do alecrim. Pedure de cabeça para baixo em um local arejado, sem umidade e sem sol
Corte um quadrado de tecido de algodão fino, seda ou tule, utilizando a tesoura zig zag. Pegue uma quantia do alecrim , suficiente para encher o centro do quadrado cortado. Ele vai formar uma bola quando estiver fechado. Amarre-o deixando um pouco de tecido extra no topo.
Pendure-os em cabides ou coloque-os em gavetas. Dará um perfume fresco ao seu armário.
Pão de Alecrim
- 1 kg de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 pitada de sal (ponta dos dedos)
- 3 colheres de manteiga, margarina ou óleo
- 4 colheres de açúcar
- 1 tablete de fermento biológico
- 6 folhinhas de alecrim bem picadas
Misturar todos os ingredientes e por último a farinha de trigo para dar o ponto. O mais importante é sovar (amassar) muito. Colocar em formas de pão, untada com óleo, para crescer. Quando estiver bem crescido colocar por cima uma gema, misturada com uma colher de leite e botar para assar.
Este pão pode ser feito assim mesmo ou pode ser misturado com manjericão, azeitonas ou queijo com goiabada, todos picados. Invente seu recheio.
Dica:
Recheado com pimenta biquinho bem picadinha, fica maravilhoso.
Eu não conhecia o uso do alecrim em sachês! Muito legal. Eu uso apenas para cozinhar. E (que vergonha) não planto em casa. Está na minha lista de coisas para fazer: cultivar temperos em vasinhos. Vamos ver quando sai…
Jane, vale a pena, olha só o meu: https://www.coisasdaleia.com.br/2014/08/horta-na-varanda.html . No final veja uma matéria que a RBS fez aqui no meu jardim.
bjss e bom domingo
Hum, esse pão de alecrim me instigou Léia…Também gosto do sabor do alecrim em carnes. Valeu essas ótimas dicas. Beijos
Carne de porco é ótima com alecrim….bjss
Coloco um raminho no chimarrão! Fica ótimo!
Tenho uma amiga que sempre que vem aqui em casa e faz chimarrão, ela coloca…bjss e obrigada pela dica
Divino, existe outro tipo de alecrim? Obrigada léa