A arte naïf, também conhecida como arte ingênua, é um estilo artístico que se caracteriza pela espontaneidade, pela ausência de técnicas acadêmicas e por uma visão do mundo singela e livre. Criada por artistas autodidatas, a arte naïf transcende as regras convencionais, oferecendo uma perspectiva única e encantadora sobre a realidade.
Recebi de minha grande amiga Silvana um belíssimo presente, daqueles que não dá para mensurar. Ela me deu esse quadro que ela mesma bordou, contando uma história que nós duas vivenciamos aos 13 anos, quando nos apaixonamos pelo trapezista do circo. Aqui ela conta toda essa história com detalhes.
Na imagem acima, abaixo e à direita, nós duas estamos juntinhas – eu, a loira; e ela, a morena.
Obrigada minha amiga querida, por resgatar detalhes do nosso passado com tanta doçura
Esse quadro está participando da exposição de Bordados “Hoje tem marmelada tem sim sinhô”, no circo da Bilica, em Florianópolis durante todo o mês de outubro, das 13h 30 às 18 h 30.
Essa técnica é conhecida como Arte Naïf (ingênuo). Caracteriza-se pela simplicidade nos formatos e nas técnicas dos desenhos e dos bordados. As obras são feitas de modo espontâneo e com total liberdade estética de expressão. Também denominada de Arte Primitiva, geralmente é desenvolvida por artistas sem o conhecimento das técnicas acadêmicas. Muito críticos afirmam que os artistas que fazem uso dessa técnica não o fazem com o cérebro, mas com a alma.
Abaixo você pode ver as etapas de um dos trabalhos em Arte Naïf da minha amiga Silvana. Nessa arte, ela está com suas amigas, na praia da Joaquina, na década de 70.
Características da Arte Naïf
- Espontaneidade: Os artistas naïfs expressam suas emoções e ideias de forma livre e intuitiva, sem se preocupar com as normas da arte tradicional.
- Simplicidade: As formas são simplificadas, as cores são vibrantes e as composições são geralmente simétricas.
- Temas do cotidiano: A arte naïf retrata cenas do dia a dia, paisagens, retratos, animais e elementos da natureza de forma simples e direta.
- Ausência de perspectiva: A perspectiva tradicional é muitas vezes ignorada, com os objetos representados em um mesmo plano.
- Cores vibrantes: As cores são usadas de forma expressiva, criando composições alegres e otimistas.
Endereço do Circo da Bilica: Rua Manoel Pedro Vieira, 601 – Praia da Armação – Fone:(48) 3206-7941.
Gostei demais ! Muito fofo este bordado .
Leia, foi com muito prazer que eu fiz este bordado pra ti. Contar histórias de bons momentos deste jeito é realmente muito legal. Meus outros quadros estão sempre contando histórias de bons momentos, ainda bem que eu tenho muitos outros pra contar né? Estarmos uma no coração da outra ,por tantos anos, é fruto da admiração, amor e do cultivo que toda amizade deve merecer! Beijos!!!
Silvana desculpe a demora, so agora que vi sua msg…é isso mesmo Silvana é um amor pra vida toda!!!! obrigada por ser minha amiga tão querida!
Léia, adoro arte naif! O trabalho de sua amiga é inestimável mesmo, que riquíssimo!!! parabéns!
Eu ainda vou aprender a fazer isso..é cheio de emoções esses trabalhos…adoro tb
Encantador, um trabalho que realmente é feito com a alma. Chega emocionar. Parabéns as duas, pela amizade e pelos trabalhos. ?
Obrigada Eliane, realmente os trabalhos da Silvana são lindos…bjsss