Essa sobremesa de banana caramelada com suspiro e creme faz parte da memória afetiva da maioria dos brasileiros, por ter ingredientes simples e fácil de encontrar de norte a sul do país, em qualquer casa de antigamente entrávamos essa receita. No começo eu fazia exatamente como minha mãe me ensinou, mas depois comecei a inventar o meu modo de fazer essa sobremesa, mas sempre com os mesmo ingredientes. Todos, aqui em casa, gostam muito. E muitas vezes comem a sobremesa ainda quente. É barata, fácil de fazer, rende muito e não sobra nada. É sucesso garantido. Em alguns lugares ela é chamada de Chico balanceado ou Torta de banana.
INGREDIENTES
- 8 bananas bem maduras As naninas são as melhores, mas pode ser prata
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos claras em neve
- ½ colher de sopa de canela em pó
- ½ colher de sopa de limão siciliano rasa
- 2 colheres de sopa de amigo de milho bem cheia
- 1 colher de chá de essência de baunilha opcional
MODO DE FAZER
1ª camada – banana
- Descasque e corte as bananas no comprimento.
- Coloque em uma frigideira grande uma pitada de manteiga e alguns pedaços bananas. Doure dos dois lados. Vá fazendo esse mesmo processo com todas as bananas e colocando-as em um refratário retangular grande e alto. Dependendo da quantidade de bananas que caibam na frigideira, pode ser que você use mais ou menos manteiga.
- Com um garfo, amasse as bananas que estão no refratário. Sobre elas salpicar canela.
2ª camada – creme
- Misture o amigo de milho com um pouco de leite frio. Reserve também.
- Coloque o restante leite com o leite condensado para no fogo para ferver,
- Enquanto isso, em um pote médio, misture as gemas.
- Assim que começar a criar bolinhas na lateral da mistura que está no fogo e com a ajuda de uma concha, despeje aos pouco desse leite quente sobre os ovos e mexa bem. Bem pouco de cada vez, até perceber que as gemas estão um pouco quentes.
- Despeje essa mistura ao leite que está no fogo e mexa bem. Essa técnica se chama temperagem e serve para os ovos não coagularem em contato com o leite muito quente.
- Despeje, também, a mistura do amido de milho dissolvido no leite e mexa por mais uns 2 minutos ou até perceber que o leite está com uma consistência mais cremosa. Junte a essência de baunilha.
- Coloque esse creme sobre as bananas.
3ª camada – suspiro
- Bata as claras em neve e aos poucos coloque 6 colheres de açúcar. Misture as raspas de limão. Reserve.
- Em seguida, com a ajuda de uma colher, coloque levemente o suspiro por cima, até cobrir todo o creme.
- Leve ao forno, em temperatura mais baixo possível, até dourar o suspiro. Ou pode use a opção grelhar, pois esse processo é apenas para cozinhar o suspiro.
- Deixei esfriar totalmente antes de levar a geladeira.
- Melhor fazer um dia antes de servir.