Esta receita de biscoito amanteigado com goiabada é irresistível, eles derretem na boca, fácil de fazer e uma excelente opção para o café da tarde. Você já deve ter visto em lindas latas, vendidos a um preço nada convidativo. Então, que tal fazer em casa? Você vai surpreender seus familiares e amigos. Rende muito e dura por mais de um mês se guardado em um local bem vedado, como latas ou potes de vidro.
INGREDIENTES
- 500 g de farinha de trigo 4 xícaras. Separar um pouco mais, se necessário
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 220 g de açúcar 1 xicara
- 300 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- ½ colher de chá de extrado de baunilha
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de cubinhos de goiabada Tem que ser durinhos, com geleia não funciona
MODO DE FAZER
- Pré-aqueça o forno à 200 ºC.
- Em uma tigela peneire a farinha, o fermento e reserve.
- Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme leve.
- Adicione a esta mistura os ovos, um de cada vez.
- Coloque a baunilha.
- Por último os ingredientes secos e peneirados, aos poucos, até que você tenha uma massa lisa e não excessivamente pegajosa, mas fácil de trabalhar.
- Se você achar que a massa ainda está muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha, mas uma colher de cada vez até que fique na consistência certa. Tente não colocar muita farinha.
- Coloque um papel manteiga no fundo de uma assadeira.
- Com uma colher de chá faça várias bolinhas da massa e coloque na assadeira. Deixe um espaço entre elas.
- Com a ponta do dedo faça um buraquinho em cada bolinha.
- Coloque um pedacinho da goiabada em cada um destes buraquinhos.
- Leve ao forno até dourar. Cerca de 10 minutos. Quando estiver levemente dourados dos lados, tire do forno.
- Tire da forma e deixe esfriar. Eles só endurecem depois de bem frios.
- Depois disso coloque em potes bem fechados.
A história deliciosa do biscoito amanteigado
O biscoito amanteigado, com sua textura macia e sabor inconfundível, é um clássico da confeitaria que encanta paladares há gerações. Mas você já se perguntou como esse quitute tão querido surgiu?
Origens Remotas
Embora seja difícil precisar o momento exato do surgimento do biscoito amanteigado, podemos traçar suas raízes até as primeiras civilizações que descobriram a arte de assar alimentos. Os antigos egípcios, por exemplo, já preparavam uma espécie de biscoito utilizando uma mistura de farinha e água, assada ao sol. Ao longo dos séculos, a receita do biscoito foi se refinando, incorporando novos ingredientes e técnicas. A adição de manteiga à massa, que confere ao biscoito amanteigado sua característica maciez e sabor rico, é uma inovação mais recente.
Popularização e variedades
A popularização do biscoito amanteigado se deu em grande parte graças à industrialização, que permitiu a produção em larga escala e a distribuição para diferentes regiões. Hoje em dia, encontramos uma infinidade de variedades de biscoito amanteigado, com diferentes formatos, sabores e texturas, para atender a todos os gostos.
O Biscoito amanteigado na cultura
O biscoito amanteigado ultrapassa os limites da culinária e se torna um elemento presente em diversas culturas. Ele é protagonista de histórias infantis, aparece em filmes e séries de televisão e é um ingrediente indispensável em muitas receitas, como bolos e tortas.