As bruxas da ilha da magia: realidade e fantasia

  • Categoria do post:Boas sensações / Opinião
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
  • Última modificação do post:21/10/2024
  • Comentários do post:0 comentário

“Não acredito que eles foram a lua, não acredito… A Arca de Noé? Ahh… isso foi verdadeiro”

Florianópolis, a encantadora capital de Santa Catarina, é carinhosamente apelidada de “Ilha da Magia”. E não é por acaso! A cidade, com suas praias paradisíacas, natureza exuberante e rica história, é palco de diversas lendas e mitos, sendo as bruxas um dos elementos mais marcantes de seu folclore.

As histórias sobre bruxas em Florianópolis são transmitidas oralmente há gerações, enriquecidas pela imaginação e pela cultura local. Essas narrativas, muitas vezes, misturam elementos da tradição europeia, trazida pelos colonizadores, com crenças indígenas e elementos da natureza exuberante da ilha.

As pedras das bruxas: lendas e histórias

Uma das lendas mais famosas conta a história de um grupo de bruxas que organizou uma grande festa e não convidou o diabo. Como vingança, ele as transformou em pedras, que até hoje podem ser vistas na praia do Itaguaçu.

Bruxas da Ilha da Magia - Florianópolis

É a simplicidade e as crenças desse povo que torna Florianópolis uma ilha mágica. Veja o curta documentário sobre lendas e histórias contadas pelos nativos da ilha da magia.

Hoje, no dia das bruxas,  quero fazer uma homenagem ao meu bruxo preferido, o Alésio dos Passos Santos. Durante muito anos trabalhei com ele e que me perdoem os outros, mas é o amigo que mais me faz falta. Sinto falta da verdade escancarada dele, dos conselhos necessários e principalmente do abraço gostoso com massagem. Aprendi com ele a levar a vida mais leve, a ser mais preguiçosa e a parar e conversar com os amigos.

Esse ano tive o prazer imenso de desenvolver o blog dele, que, apesar de novo, está fazendo o maior sucesso, principalmente pela sua forma “manezinha” de escrever, o Farmácia da Natureza. Lá tem de tudo que se relaciona a plantas medicinais, chás, temperos, receitas funcionais e fitocosméticos.

E hoje, no Dia das Bruxas eu tinha que homenagear meu bruxo preferido!

Bruxas da Ilha da Magia - Florianópolis

As bruxas e os pescadores

Outra lenda fala sobre bruxas que se divertiam roubando barcos de pescadores e os levando para outras ilhas. Essas histórias, além de divertir, serviam como advertência para os pescadores que se aventuravam no mar durante a noite.

As benzedeiras e a bruxaria

Muitas mulheres que possuíam conhecimentos sobre plantas medicinais e praticavam benzeduras eram acusadas de bruxaria, sofrendo perseguição e exclusão social.

O legado das bruxas da ilha da magia

As lendas das bruxas de Florianópolis exercem um fascínio duradouro sobre a população local e os visitantes. Elas contribuem para a construção de uma identidade cultural única e rica em simbolismos. Além disso, essas histórias inspiram a criação de diversas manifestações artísticas, como livros, músicas e eventos culturais.

As bruxas modernas

Hoje em dia, o termo “bruxa” adquiriu novos significados. Muitas mulheres se identificam como bruxas, praticando rituais e crenças que valorizam a natureza, a espiritualidade e a feminilidade. Em Florianópolis, como em muitas outras cidades, existem grupos e comunidades que se dedicam a esses estudos.

O turismo e as bruxas

O misticismo das bruxas de Florianópolis se tornou um atrativo turístico. Diversas empresas oferecem passeios temáticos, explorando os locais mencionados nas lendas e contando as histórias de forma envolvente.

Bruxas da Ilha da Magia - Florianópolis

As bruxas na ilha da magia, como é conhecida Florianópolis, são muito mais do que personagens de lendas. Elas representam um rico patrimônio cultural, um símbolo da força e da sabedoria feminina, e um convite para explorar a magia e o mistério que permeiam a Ilha da Magia.

Deixe um comentário

Léia

Olá, eu sou a Léia, eu crio conteúdos caseiros, como receitas, decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.