O caldo de camarão é a base para muitos pratos feitos com frutos dos mar, como a moqueca, o bobó de camarão, a caldeirada, a sopa de camarão e outros ensopados de frutos do mar em geral. É um preparo que pode ser congelado para quando você quiser fazer esses pratos.
A história do caldo de camarão é uma história de encontros e desencontros, de influências culturais e de criatividade culinária. Os primeiros surgiram provavelmente na Ásia, onde o camarão é um alimento abundante. As primeiras receitas conhecidas datam da China antiga, onde o caldo de camarão era servido como uma sopa medicinal. Com o comércio marítimo, as receitas de caldo de camarão se espalharam por todo o mundo. No Brasil, chegou com os portugueses no século XVI. Os portugueses trouxeram consigo as suas próprias receitas, que foram adaptadas aos ingredientes e sabores locais. No Brasil, o caldo de camarão se tornou um prato popular, principalmente nas regiões litorâneas. As receitas brasileiras de caldo de camarão são variadas, mas geralmente incluem camarão, cebola, alho, coentro e outros temperos.
INGREDIENTES
- 300 g de cascas e cabeças de camarão Cerca da casca de cabeça de 1 kg de camarão
- 2 colher de sopa de azeite de dendê
- 1 dente de alho
- 2 colheres de chá de sementes de coentro
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 ½ litro de água
- 1 copo de água fria para finalizar
- Não vai sal e nem pimenta pois é a base para outras receitas.
MODO DE FAZER
- Lave bem as cascas e as cabeças dos camarões sob a água corrente e deixe escorrer em uma peneira.
- Em um pilão amasse o alho com as sementes de coentro.
- Corte a cebola em meia-luas.
- Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e coloque as cascas, as cabeças de camarão e mexa até criar uma crostinha no fundo da panela.
- Despeje o vinho e deixe evaporar totalmente.
- Junte o alho com a semente de coentro, a cebola, o louro e mexa até a cebola murchar.
- Despeje a água, raspe o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos e aumente o fogo. Deixe cozinhar por uns 20 minutos com a panela tampada.
- Depois desse tempo, descarte a folha de louro e coloque tudo no liquidificador. Junte um copo de água fria e use a opção pulsar ou bata pouco.
- Passe essa mistura por uma peneira fina e amasse com uma colher para extrair todo o caldo. Descarte o que ficou na peneira e reserve o caldo para outras preparações.
- Ele também pode ser congelado por até 3 meses, para isso, depois de coar, volte para a panela e deixe cozinhar até reduzir bem e ficar mais concentrado.
Aiiii amo tudo isso:-)
Eu tb, tudo o que pode fazer pirão eu amo!