A caponata é uma pasta feita de berinjela que é ótima para servir com torradas e pão sírio, mas vai bem até no sanduíche do café da tarde. É muito fácil de fazer, rende bastante e se for colocada em um vidro esterilizado, dura por muito tempo na geladeira, cerca de 3 meses.
A caponata é um prato italiano, mais especificamente da região da Sicília, a origem da caponata remonta à palavra capone, que significa peixe branco, e no passado era consumido apenas por quem tivesse posses. As pessoas, por outro lado, substituíam os peixes por beringelas e com o tempo o uso de peixes desapareceu por completo, dando lugar à versão apenas com o vegetal.
INGREDIENTES
- 2 berinjelas picadas
- 1 pimentão vermelho picado ou pimentão amarelo
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picado
- 5 unidades de azeitonas sem caroço picadas ou inteiras Reservar um pouco da água para usar
- 1 xícaras de chá de cebolinha verde picada
- 1 xícaras de chá de manjericão fresco picado
- 1 colher de sopa de orégano seco
- ½ unidade de pimenta dedo-de-moça sem sementes
- ½ xícara de chá de uva passas brancas opcional
- 1 xícara de chá de azeite não use óleo
- ½ xícara de chá de vinagre balsâmico
- Sal a gosto lembre que a azeitona já é salgada
MODO DE FAZER
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Em uma forma grande, misture todos os ingredientes, menos o sal.
- Despeje um pouco da água da azeitona e salgue depois.
- Coloque no forno por 45 minutos e mexa de vez em quando.
- Sirva com torradas ou pão sírio quentinhos.
A Caponata: uma viagem pela história da culinária siciliana
A caponata é um dos pratos mais emblemáticos da culinária siciliana, com uma história rica e saborosa. Suas origens são um tanto misteriosas, com diversas teorias tentando explicar o nome e os ingredientes originais.
As teorias da origem
- Uma das teorias mais comuns sugere que a palavra “caponata” deriva de “capone”, um peixe branco que, no passado, era um ingrediente principal do prato. Com o tempo, o peixe foi substituído por berinjela, tornando a caponata mais acessível e popular.
- Outra teoria aponta para a palavra “caupona”, que se referia às tavernas frequentadas pelos marinheiros. Nesses estabelecimentos, era comum servir um prato simples com pão, azeite, alho, azeitonas, alcaparras e anchova, que poderia ser um precursor da caponata.
- Alguns historiadores acreditam que a caponata tenha sido influenciada pela culinária árabe, que introduziu na Sicília o uso de berinjela e outras técnicas culinárias.
- Ao longo dos séculos, a receita da caponata sofreu diversas variações, dando origem a inúmeras versões regionais. Hoje em dia, existem quase 40 receitas diferentes de caponata só na Sicília, cada uma com suas particularidades e ingredientes.
Curiosidades
- A caponata é um prato típico do verão, quando os ingredientes principais estão na época.
- Na Sicília, a caponata é considerada um símbolo da identidade cultural e culinária da região.
- Em algumas regiões, a caponata é preparada com a adição de peixe ou mariscos.
Nossa, parece gostoso, vou fazerbjs
Depois me conta…bjsss
Meu Deus que delícia… parece maravilhoso…. passei tb para de dizer que fizemos uma entrevista com a Alecrim do Blog CamomilaRosaeAlecrim, quando puder dê um pulinho lá no bloguito… e confira. Beijins e tenha uma semana abençoada por Deus. Com carinho de sempre… Regiane.
Muito legal, beijinhosss
Adorei esta receita. bjus
Simmm, é uma delícia!!!
Eu fiz. Ficou uma delícia. Muito fácil e rápido de fazer. Obrigada e bjs
Márcia que legal! e ela dura muito tempo na geladeira…bjss e bom carnaval
Amo tudo do blog. Superconfiavel! Costumo compartilhar com os amigos os download dos livros e recomendo que seu blog é confiável. Obrigada pelas dicas! Tudo show!
Ahhh que legal ler isso, realmente procuro sempre testar antes de colocar no blog. Já tive receitas que renderam fotos lindíssimas mas o sabor não me agradou, então não coloquei no blog.
Obrigada pelo carinho e pelo retorno.
bjsss e boa semana pra vc Delba
Outra receita que lembra a minha infância… Apenas que a mamãe chamava de pesto de beringela, (mais ou menos isso, rs)… Me lembro que a mamãe fez para o meu aniversário de quinze anos, para comer com bolachinhas.
Obrigada por compartilhar conosco….
Estarei sempre aqui no seu blog.
Outra receita que lembra a minha infância… Apenas que a mamãe chamava de pesto de beringela, (mais ou menos isso, rs)… Me lembro que a mamãe fez para o meu aniversário de quinze anos, para comer com bolachinhas.
Obrigada por compartilhar conosco….
Estarei sempre aqui no seu blog.
Olá Maria, minha mãe nunca fez, mas eu vivo fazendo e meus filhos adoram…bjsss