Um refúgio de amor e conforto
A casa da mãe é mais do que apenas um lugar físico; é um símbolo de amor, acolhimento e segurança. É o primeiro lar que conhecemos, o lugar onde somos amados incondicionalmente e onde nossos primeiros passos são dados. É única e moldada pelas histórias e personalidades de quem a habita. Ela pode ser grande ou pequena, moderna ou tradicional, mas o que a define verdadeiramente é a energia que permeia seus cômodos.
Como era ou é a casa de sua mãe? Qual a parte da casa que você lembra com mais carinho? Qual o ambiente que representa mais a sua mãe ou que te dá aconchego? Foi assim que pedi a alguns amigos do blog para me enviarem fotos de cenas ou ambientes da casa de sua mãe. A intenção é resgatar um pouco da memória de um tempo que é, ou era, muito bom. Alguns textos foram enviados, outros eu compus conforme as informações que me enviaram ou que eu já conhecia.
Léia Mendes Cook (filha) ❤ Olímpia (Lili) Cadorin Mendes (mãe)
Essa foto é da casa de praia de minha mãe. No início de noites quentes, após o jantar, ficávamos atrás da casa conversando. Na foto, minha mãe e meu cunhado sentados, meu pai na porta e eu cantando “Boi da Cara Preta” com minha sobrinha Graziela. Muitas saudades dessa casa e desse tempo bom!
Silvana Búrigo (filha) ❤ Tereza Búrigo (mãe)
“Minha mãe, nos nossos aniversários, não fazia festa, mas sempre tinha bolo, “parabéns pra você” e uma única fotografia com o fotógrafo mais famoso da cidade. Esta sou eu no lugar mais bonito da casa: a sala de estar. Esta mesa era linda, duas cores, pés palitos, bem anos 60. O vaso ao lado ainda continua com minha mãe e eu o adoro! Lembro das cores que as plantas foram tingidas dentro dele e da textura delas. O vestido era novíssimo, lindo , feito para a ocasião, artesanalmente. O bolo foi feito pela minha mãe, com capricho. Acho que eu estava fazendo 4 anos de idade, isso em 1962. No dia 10 de maio de 2015, domingo das mães, estarei completando 57 anos. Penso que eu gosto de ter nascido mulher, de ser mãe e de ter aprendido boas coisas com minha mãe!”
Cristiane Cardoso (filha) ❤ Loreci Cardoso (mãe)
“Talvez você não encontre tão facilmente, mas meus olhos treinados numa infância feliz logo enxergam aquelas paredes cinzas sendo levantadas, lá no fundão à direita, depois do poste. Era 1979, eu tinha 8 anos. Havia acabado de ganhar um irmão, ia morar ao lado da casa da minha avó – que vivia cheia de primos. Tinha esse playground verdão na frente e o mar a 300 m. A partir desse ano, meu nariz, minhas bochechas e meus ombros não souberam mais o que era passar um verão sem bolhas de queimaduras. Não se falava em protetor solar nem em falta de vitamina D. E eu não queria outra coisa. Minha mãe, Loreci, começava a se acostumar com a ideia de só me ver durante as refeições ou na hora de dormir. O resto do tempo eu estaria na minha casa preferida, que era na rua ou na praia. Mas ela não sofria com isso. Sabe ela que estamos sempre de mãos dadas”.
Beatriz Cardoso (filha) ❤ Cristiane Cardoso (mãe)
“Sempre que convido alguém para passar um dia na minha casa, eles saem de lá elogiando o ambiente. Que a sala é bonita, que o apartamento é aconchegante. E sempre elogiam a minha mãe. “Tua mãe é muito legal, eu queria que a minha mãe me entendesse como a tua.” A mãe consegue conversar sobre qualquer coisa, e ter uma opinião que faz todo o sentido e que pode mudar o jeito que tu acreditavas que era o certo. Acho que a casa não seria tão interessante se eles não conhecessem a mãe lá dentro”.
Isabela Kastrup (filha) ❤ Na foto sua mãe
“Na casa da minha não faltam plantas, comidinhas gostosas, aconchego, cheirinho de café e muito muito muito amor. Por tudo isso, eu adoro passar umas horinhas e até um dia inteiro matando a saudade dela e de todos os mimos de mãe que tanto sinto saudade”.
Adriane Canan (filha) ❤ Alzira Canan (mãe)
“Polenta na chapa, fogo de lenha, cozinha quentinha, café com leite, aconchego e muito amor. Obrigada por tudo, mãe”.
Bárbara Hilsendeger (filha) ❤ Iviolete Hilsendeger (mãe)
“Morei nessa casa de 89 a 94. Foram 5 anos da minha infância que me lembram muitas coisas boas! Lembro muito desse jardim, todo cuidado pela minha mãe. Inclusive lembro uma vez que eu saí correndo por essa porta, porque minha mãe queria me enfiar, goela abaixo, Novalgina gotas, pois eu estava doente! Traumatizou tanto… Hahahaha…não posso mais ver uma Novalgina, Magnopirol ou chá preto na minha frente!”.
Anna Diniz (filha) ❤ Maria Helena Diniz (mãe).
“É assim que eu te vejo e é nesse lugar que vais viver para sempre! Minha jardineira, meu exemplo maior de mulher, eu te amo profundamente e te venero. Agradeço, sobretudo, pela mãe que tu és!”
Rejane Bez Batti (filha) ❤ Isolina Puccini Bez Batti (mãe)
Na foto Rejane, quando jovem e atrás dela a grutinha, no quintal da casa de sua mãe, onde ela rezava e acendia uma velinha para pedir proteção para toda a família. Nas outras fotos, Rejane e seu irmão Renato, na varanda, onde sua mãe gostava de sentar-se.
Maribel Vieira Carpes (filha) ❤ Maria Vieira (mãe)
“Casa de mãe, é sempre uma alegria, que bom poder contar com a presença da minha mãe aos 84 anos, bolinho de chuva, pão de casa com manteiga quentinha, tudo ela proporciona para deixar tudo mais aconchegante e feliz. O cantinho preferido dela é cuidando das suas orquídeas, que retribuem tanta dedicação e carinho, com flores lindas que encantam a todos”.
Izabela Mendes Zin (filha) ❤ Iolete Mendes (mãe)
Iolete é minha irmã e sua filha me enviou essa foto. Nessas poltronas, ela, que é apaixonada por plantas, senta para visualizar o mar e curtir seu jardim, que ela cultiva com muito cuidado.
Ana Cadorin Locks (filha) ❤ Isaura Cadorin (mãe)
Minha prima Ana Maria me enviou essa foto de sua mãe. Minha tia Isaura que adorava cozinhar e juntar toda a família sempre em volta da mesa. Ana Maria.
Adorei amiga! Felicidades a todas as mamães que amam e cuidam.
Obrigada Bel….bjss e feliz dia das Mães pra vc
Que tudo de bom isso..:-) Amei!!!!
Muito linda a matéria Léia. Resgatando lindos momentos. parabéns!!!!
Obrigada Desirré, feliz dias das mães
Post lindo, com histórias e fotos significativas, Léia.
Feliz dia das mães e você.
Tb adorei fazer esse post. Feliz dia das mães pra vc tb..bjss
Obrigada. Beijo!
Adorei isso… Queria enviar foto também… mas tantos as fotos como a casa de minha mãe estão distantes nesse momento. Mas adorei isso tudo 😀 Vi cada foto e me familiarizei com uma em especial (hehehe) Adoro aquela varanda!!!
Quem vive, ou viveu em família, sempre tem boas lembranças…bjsss
Adorei. Senti o cheirinho do café!!!!
Oi Rocherem, e aquela polenta na chapa então fiquei louca pra ir na casa da mãe da Adri…bjsss
Eeee, que lindo! Eu deveria ter escrito coisas mais bonitas. Mas fica subentendido o quanto minha mãe se preocupava comigo e com a minha saúde, né? ???????? saudades dessa infância nessa casa!!
Que nada Bárbara o seu foi super expontâneo, e é disso que eu gosto! Dá pra imaginar até a cena…ri muito…kkk…bjsss e obrigada
Legal recordar né Barbara ,as coisas boas da vida!Adorei !
Lindinha né Iviolete?
Que linda matéria sobre o dia das mães. Como é bom lembrar, pena que não dá pra dar uma voltinha lá no passado…rsrsrs.
Parabéns Leia por esta homenagem pras mamães. Feliz dia das mães pra você e todas mães que participaram e estão lendo estas histórias lindas!!! Mil bjssss!
Obrigada Carmem, um feliz Dia das Mães pra vc minha grande amiga!
Ahhhh será que já tinha visto este post .? Eu escrevi e mandei uma foto, mas fiquei agora encantada com os depoimentos . Muito bom de ler e ver cada pessoa que escreveu sobre sua casa e sua mãe .. beijo
Adoro esse post tb, tu estais a coisinha mais linda na foto. Tu já viu esse, acho o mais lindo de todos https://www.coisasdaleia.com.br/comida-afetiva/
bjsss