Cochonilhas e pulgões são pragas recorrentes nas plantas caseiras e aparecem geralmente nos brotos mais novos. As cochonilhas possuem a aparência de uma bolinha de algodão e são grudentas. Os pulgões possuem algumas variações de cores, como amarelo, preto e cinza. São pragas comuns que podem causar danos significativos às plantas, afetando seu crescimento e beleza. Felizmente, existem diversas maneiras de controlá-las, tanto métodos químicos quanto orgânicos.
Os pulgões e as cochonilhas aparecem por causa de alguns fatores, como excesso de água, falta de iluminação e de nutrientes. O excesso de água é o principal deles. No entanto, felizmente, são pragas relativamente fáceis de controlar, se forem plantas de vaso. Então vamos lá.
Limpeza da planta
- A primeira linha de defesa é a inspeção regular das suas plantas. Ao identificar os insetos no início da infestação, o controle se torna mais fácil.
- Se uma planta estiver muito infestada, isole-a das outras para evitar a propagação da praga.
- Este é o processo mais importante e envolve muita paciência, portanto não pule esta etapa.
- Com um pano levemente úmido, retire as pragas, delicadamente para não amassar a planta. Folha por folha, broto por broto. Se tiver alguma parte da planta mais difícil ou sensível para limpar, use um cotonete.
- Aproveite este momento de paciência, em que geralmente somos bombardeados de pensamentos, para renovar as energias internas. É uma ótima terapia.
Nutrientes
- Muitas vezes, quando essas pragas aparecem, é porque a planta está desprotegida, com falta de nutrientes. E um dos ingredientes que pode estar faltando na planta é o cálcio.
- A casca do ovo, que sempre vai fora, é uma fonte enorme de cálcio para as plantas. Lave-as e guarde-as em um recipiente aberto. Quando perceber que já possui uma grande quantidade, triture-as no liquidificador até virarem pó. Entretanto, antes, seque bem o liquidificador e verifique se as cascas dos ovos também estão bem secas, porque, senão, em vez de pó, vai virar uma massa. Guarde em um pote fechado e, quando necessário, use uma colher de sopa nos vasos grandes e 1/2 colher nos pequenos.
- Cada planta tem suas necessidades de adubação, as que dão flores são as mais carentes. Contudo, em média, a adubação deve ser feita uma vez a cada mês, no verão e a cada três meses, no inverno. Nunca exagere, siga sempre as instruções do rótulo.
- Geralmente, é necessário repetir o tratamento algumas vezes para eliminar completamente a infestação, pois os inseticidas podem não matar os ovos.
Receita caseiro contra pulgões e cochonilhas
Ingredientes
- 1 folha de mamoeiro ou 4 de tomateiros
- 1 colher de sopa de sabão de coco
- 3 pimentas frescas inteiras – pode ser qualquer uma.
- 3 dentes de alho descascados
- 1/2 cebola cortada em 2 partes
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Água quente para bater
Modo de fazer
- Coloque tudo no liquidificador e bata até virar uma pasta. Coloque somente o suficiente de água para bater.
- Se proteja na hora de abrir a tampa do liquidificador, pois essa mistura pode arder seus olhos e nariz.
- Coe e coloque em um vidro fechado e deixe na geladeira.
- Na hora de usar, coloque, em um borrifador, a proporção de 1 da mistura para 10 de água.
- Encharque bem a planta quando for aplicar.
- Aplique uma vez por semana durante um mês.
Dicas extras:
- Esta é uma receita que serve para várias pragas. Você pode, também, usar como preventiva para novas infestações, aplicando apenas uma vez ao mês.
- A validade dele é de três meses na geladeira, por isso gosto de fazer em pequena quantidade. A escolha do método de controle dependerá do tipo de planta, do estágio da infestação e das suas preferências. Ao combinar diferentes métodos, você pode aumentar a eficácia do controle e proteger suas plantas de forma mais sustentável
Nossa, parece coisa do destino! rs rs
Estou com minha tumbérgia sofrendo a um bom tempo com cochonilhas. Já usei várias receitas de inseticidas, a praga some mas depois reaparece contaminando as que estão perto dela. Agora, acho que por conta do excesso de chuva e não por falta de nutrientes pois a nutro, inclusive com pó de casca de ovo ( uso o de capoeira), a situação está crítica, surgiu até um mofo preto.
Ontem pulverizei o segundo banho com calda de fumo fedorenta ? e percebi que ela tá murchando. Tive até que podá_la.
Vou usar sua receita e tentar ressuscitar a linda.
Obrigada!
Não esquece de colocar um pouco no sol. Depois me conta se deu certo…bjsss
Só não tenho um ingrediente, já que só tenho sabão de coco daquela marca que “promete” tirar manchas e certamente não serve. Com essa pandemia terei que aguardar o dia de ir ao supermercado.
Por enquanto, troquei parte do composto orgânico e coloquei um pouquinho de NPK para flores.
Ela fica em sol pleno.
Obrigada!
Oi,
Infelizmente não teve jeito. A planta morreu!??
ahhh que pena…será que não foi pelo excesso de água?
bjss
Pode ter sido, pois a praga piorou com as chuvas e infelizmente não percebi ser essa a causa.
Um dia encontro outra. Amém.
Beijos, obrigada!
Leia, sabe dizer se essa receita também combate a Maria Fedida?
Olá Iwana, bom dia,
Nunca tentei em Maria Fedida, mas esta mistura é um detox para combater pragas, deve funcionar. Depois que usei aqui em casa nunca mais tive problema com pragas.
bjsss
Eu espantei as.mosquinhas das minhas plantinhas espargindo canela em pó ao redor delas. O odor da canela afugenta.
Oiie Ilone
Nossa, tô com mosquinhas em volta das minhas plantas e tô sem esta receita do blog, porque não encontro folha de mamoeiro. Vou colocar a canela, obrigada pela dica.
bjsss e boa semana