A paixão pelo pão caseiro está mais viva do que nunca! E não é à toa. Essa tendência, que ganhou força nos últimos anos, vai muito além de uma simples receita. Muitas pessoas buscam alternativas mais saudáveis e controlam os ingredientes do seu pão, evitando aditivos e conservantes presentes nos produtos industrializados. Preparar pão em casa é uma atividade relaxante e gratificante, que permite conectar-se com a culinária e criar momentos especiais.
Essa semana fomos nosso pão caseiro preferido foi notícia no Jornal Hora de SC. Muito simpática a matéria da jornalista Celina Keppeler. Adorei!
INGREDIENTES
- 2 copos americanos de leite morno não pode ser quente demais
- 1 ovos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de chá de sal
- 5 g fermento biológico granulado ou 1/2 pacote
- 40 ml de óleo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 600 g de farinha de trigo
- 1 gema para pincelar cobertura
MODO DE FAZER
- Bata todos os ingrediente no liquidificador menos a farinha de trigo e a gema.
- Numa bacia grande, peneire a farinha de trigo e acrescente a ela a mistura que foi batida no liquidificador, até desgrudar da mão. Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo, mas procure misturar bem antes de acrescentar.
- Faça pequenos pãezinhos, coloque-os em uma forma retangular grande, não precisa estar untada. Cubra com um pano levemente úmido.
- Coloque para crescerem em local abafado e quente. Se o tempo não ajudar, ligue o forno por um minuto, desligue e coloque o os pãezinhos para crescerem lá dentro.
- Deixe-os até dobrarem de volume. Em torno de 1 hora, mas isso depende do tempo.
- Pré-aqueça o forno a 200º C por 10 minutos.
- Faça uma mistura com 1 colher de sopa de água, gema e uma pitada de sal e passe sobre os pãezinhos.
- Coloque a forma com os pães no forno até ficaram dourados.
- Deixe esfriar bem antes de comer.
- Rende 12 pãezinhos.
Nosso site está repleto de receitas de pão caseiro para todos os gostos e níveis de experiência. Você pode encontrar desde receitas básicas até as mais elaboradas, com diferentes tipos de farinha, fermentação e recheios. Comece com uma receita simples e vá se aventurando em preparos mais complexos conforme ganhar prática.
Fico feliz em ver o seu sucesso e lhe dizer que se estou me recuperando de uma depressão por falta de recursos você tem uma grande parcela nisso obrigada. Beijocas Alessandra. Se por um acaso quiser responder mande para o meu email.
Oi Alessandra, te enviei um e-mail, espero que possa contribuir pra te ajudar um pouco mais…beijosss
Parabéns Léia. Como vc conseguiu cortar o pão tão fininho e certinho?
Oi Márcia…com uma faca de pão ou uma que possua serras. O pão não se aperta pra cortar. Vire ele de lado e vá serrando levemente, sem pressionar. Mas essa foto e o pão não são meus.
Bjss
Bom findi