Delicatessen é mais um filme do diretor francês Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro , grotesco e extremamente macabro. Uma série de personagens bizarros vivem em um grande edifício residencial em ruínas e barulhento: incluindo uma estranha peculiaridade que está constantemente tentando se matar, um amante de sapos e caracóis que vive com seus favoritos em um apartamento úmido e uma avó que tricota sem parar.
Por causa da escassez de alimentos, o proprietário Clapet (Jean-Claude Dreyfus), um açougueiro, mata regularmente seus moradores e os coloca em salsichas. Louison (Dominique Pinon) é o novato que se apaixona pela filha do açougueiro, Julie (Marie-Laure Dougnac).
O filme é um carrossel selvagem de choques e sorrisos e reveza entre a fantasia e a realidade. A atmosfera nublada, geralmente caracterizada por um nevoeiro amarelado e acastanhado, marca registrada de Jeunet, por vezes parece afogar toda a miscelânea, onde gritos de prazer e pedidos de socorro ecoam nas escadas.
Louison, o ex-palhaço de circo e a filha extremamente míope do dono da casa servem de contraponto a esse clima por vezes brutal e assustador. Eles apontam para um futuro estranho quando ambos dão um concerto final no telhado da casa. Ela toca violoncelo, ele toca “serra cantante”.
Delicassen é um filme é difícil de classificar. A trama vai do canibalismo implícito ao medo de afogamento, da luta brutal pela sobrevivência com a ganância sexual à fuga liricamente poética para o desconhecido. Como todos os filmes de Jean-Pierre Jeunet, Delicatessen é extraordinário de um tipo especial que mistura humor e arte. O título engana os gourmets, mas por outro lado encantam os apaixonados pela sétima arte.
- Ano: 1991
- Direção: Jean-Pierre Jeunet, Marc Caro
- Com: Dominique Pinon, Karin Viard, Ticky Holgado mais
- Gênero: Comédia , Drama , Terror , Fantasia
- Nacionalidade: França