Economia doméstica na cozinha é um tema que interessa a todos nós, afinal, quem não quer economizar um dinheirinho e ainda ter uma cozinha mais organizada? Reunimos aqui algumas dicas práticas para te ajudar a otimizar seus gastos e o seu tempo na cozinha:
Durante os 45 anos que eu trabalhava fora e tinha os filhos em casa, mantive uma empregada doméstica. Eu chegava às 13 horas em casa para almoçar, por isso nunca cozinhava e pouco prestava atenção à economia doméstica. No entanto, depois que me aposentei e meus filhos criaram asas, eu e meu marido resolvemos ficar somente com uma faxineira semanal. A mesma que foi nossa empregada durante 18 anos. Faz uns 3 anos; desde então, estamos nos virando muito bem. Agora tenho mais tempo para cozinhar, algo que faço com prazer. Então, fui prestando atenção e criando truques na cozinha para fazer uma economia doméstica eficiente e reaproveitar os alimentos e, é claro, criar uns atalhos para facilitar na hora de elaborar as refeições.
Comece planejando suas refeições
Faça um cardápio semanal para o almoço, jantar e lanches.
- Não precisa ser algo engessado, mas tenha em mente o que você gostaria de comer durante a semana.
- Confira seus compromissos da semana e veja quais dias você vai poder cozinhar.
- Verifique se você vai almoçar fora algum dia da semana ou se vai chegar em casa na hora do almoço.
Faça uma lista de compras
Com o cardápio semanal planejado, faça uma lista de compras, mas, para ajudar na economia doméstica, veja antes o que você já tem em casa.
- Compre somente a quantidade que você vai usar naquela semana.
- No supermercado, crie foco, vá diretamente nos produtos que estão na lista, não fique olhando novidades para não cair na tentação de comprar o que não vai usar.
- Das marcas que você gosta, escolha sempre a mais barata.
- Fique atento à validade dos produtos, muitos estão em promoção porque o prazo de validade está quase vencido.
- E, por último, não vá ao supermercado com fome.
Verifique onde vai guardar os alimentos.
A forma como você guarda o alimento é muito importe para ajudar na economia doméstica e que não haja desperdício.
- Se você costuma guardar em potes, só coloque dentro se estiver vazio, mesmo que seja o mesmo alimento. Acabe primeiro o que está dentro do pote antes de colocar o novo.
- Com uma caneta permanente, escreva o nome do alimento e a data de validade. Faça isso antes de jogar o recipiente original no lixo para não esquecer de ver a data. Temperos também têm data de validade.
- Quando for guardar no armário, traga os mais velhos para a frente e coloque os que você acabou de comprar atrás.
- Quando está muito quente, as frutas estragam mais facilmente. Coloque-as na geladeira, mas não lave. A umidade faz com que elas estraguem mais facilmente. Ou, então, lave-as e enxugue-as muito bem.
- Produtos que estragam mais facilmente, deixe-os na parte mais visível da geladeira.
Dicas para congelar os alimentos.
O congelador é um aliado na economia doméstica para quem quer conservar os alimentos por mais tempo.
Sobras
- Essa é uma ótima forma de economizar, se você não vai comer o alimento novamente até o dia seguinte. Congelar é uma ótima forma de economizar.
- Congele o alimento logo após acabar a refeição; apenas deixe amornar um pouco antes de levar ao congelador.
- Anote no pote o nome do prato e a validade; geralmente é de 3 meses.
Legumes e verduras
- Muitos legumes e muitas verduras você não irá usar até acabar, veja aqui o que pode ser congelado
- Legumes já cortados e congelados facilitam muito na hora de preparar um prato, vai direto para o fogo.
- Para sopa, eu costumo congelar, picados, cenoura e talos de salsão.
Frutas
- Se você perceber que a banana ou a manga vão estragar, descasque-as, corte-as em fatias grandes e congele os pedaços separadamente em uma bandeja. Quando estiverem bem congelados, coloque-os em um pote e deixe no congelador. Eles podem ir diretamente para a vitamina ou servem também para fazer sorvete.
- Frutas vermelhas também congelam muito bem e são perfeitas para fazer sucos, sorvetes e geleias.
Pratos prontos
- Descongelar pratos prontos é uma ótima forma de facilitar na hora da pressa.
- Escolha um dia da semana para preparar os congelados. Peça ajuda da família ou de amigos.
- Você pode congelar arroz, molhos, carnes ensopadas, almôndegas, alguns legumes ensopados; e o melhor: cebola e alho refogados facilitam muito na hora de preparar a comida.
- Use caneta permanente para anotar o nome do prato e a data de validade em cima do pote. Depois, esfregando um pouco, o escrito sai facilmente e você pode aproveitar o mesmo pote para fazer novos congelados.
- É impossível fazer feijão só para um dia quando a família é pequena. Cozinhe bastante, apenas com sal e louro e congele em pequenas porções. Tempere na hora que for esquentar.
- As sopas, se não tiverem batatas, ficam perfeitas para congelar. Imagine, em um dia frio, chegar em casa e ter uma sopinha esperando por você.
Reaproveitamento: um grande aliado na economia doméstica
Se sobrou comida do jantar e você quer que ela não apareça com a mesma cara na mesa. Veja estas dicas a seguir:
- Na geladeira: Antes de fazer a refeição, verifique na geladeira o que está fazendo aniversário e invente um prato com ele. Se tiver muitos legumes, invente uma sopa.
- Talos dos legumes: faça uma farofinha e finalize com raspas de limão. Depois me conta como ficou. Eles também podem ser refogados.
- Sobras de arroz: faça bolinhos de arroz, pode usar os talos acima. Arroz de forno também fica uma delícia, ou simplesmente congele.
- Carnes, frangos e peixe: pique ou desfie, depois guarde ou congele. Você pode usar para risotos, carreteiros (com o arroz que sobrou), molhos, misturar em saladas ou fazer sanduíches.
- Pão: congele no mesmo dia, quando ainda estiver fresquinho, pão amanhecido não dá para congelar, mas você pode fazer torradas com esses pães, brusquetas, pudim de pão ou simplesmente molhe-os levemente antes de levar ao forno para aquecê-los.
- Pão caseiro: faça uma quantidade maior para congelar. Deixe esfriar bem e congele em seguida.
- Saladas: deixe o molho separado. Sobrou é só guardá-las para o outro dia. Veja como guardar verduras na geladeira.
Envolva a família na cozinha
Muitas vezes você não vai poder cozinhar, e uma boa alternativa é ensinar o básico para os familiares para ajudar na economia doméstica, como:
- Descongelar e esquentar os pratos prontos. Aqui vale micro-ondas, forno, banho-maria ou diretamente no fogo.
- Finalizar pratos que você preparou anteriormente.
- Fazer arroz ou cozinhar macarrão.
- Fazer ou apenas lavar a salada.
- Fazer o suco de frutas.
- Arrumar a mesa.
Lembre-se: A economia doméstica na cozinha é um processo contínuo. Com um pouco de planejamento e organização, você pode economizar dinheiro e ter mais tempo livre para aproveitar as coisas boas da vida.
Excelente dicas❣
Amei…
Ótimas dicas! Obrigada!
Obrigada querida, fique bem!
beijosss
Obrigada, beijãooo e bom findi
Oi,
Nossa! Lendo parecia que sou você. Kkk
Sigo todos esses truques. Sempre gostei de criar e reaproveirar o máximo na cozinha mas, depois que comecei a assistir e ler, programas, vídeos, blogs e livros, fui me apefeiçoando e hoje, nos dias de TPM braba não cozinho nada, só esquento!
É libetador ter pratos prontos ou quase prontos no congelador. Além de evitar desperdício e ajudar na economia. Obrigada!
Realmente a gente se organiza para tem tempos livres…bjsss querida