A serra catarinense é conhecida por sua beleza natural e clima ameno, características que a tornam um local ideal para o cultivo de morangos e flores nativas. Convidado por minha amiga Maria Helena do sítio A Jardineira, fomos a uma localidade pequena chamada de Mato Francês, no município de Rancho Queimado, um casal super simpático, José Altino Hoffmann e sua esposa Iara Regina Bereta Hoffmann, que plantam e comercializam, além de morangos orgânicos, flores para secar.
Eles vendem pelo fone (48) 9957-2125, ou em barraquinhas de feiras e festas da região de Rancho Queimado, sempre com o nome Flores Típicas da Região. Nunca tinha visto esse processo e fiquei surpresa com o trabalho para se ter flores de qualidade.
O processo é bem complicado, a água e sol tem que ser muito bem controlados, pois o excesso de água pode apodrecer facilmente esta tão delicada plantinha. As flores que eles plantam é a Estátice, uma espécie que possui várias tonalidade de cores e se adapta muito bem ao frio. Originária do Mediterrâneo, a Estátice cresce de 40 a 50cm de altura.
Logo após a colheita elas são penduradas em um local ventilado, seco e ao abrigo das intempéries do tempo. O local é escuro para que as suas cores mantenham-se vivas
A serra catarinense também é conhecida pela produção de morangos, feita por pequenos produtores rurais. A colheita do morango é um processo importante que influencia diretamente na qualidade e na vida útil da fruta que garante a alta qualidade do fruto.
Neste passeio ganhamos três caixas iguais enormes, de presente da nossa querida amiga Maria Helena. São morangos orgânicos e por isso o sabor é incrível, muito mais suculentos e deliciosos. Quase não sobrou para fazer geleia, não parávamos de comer. Mas eram tanto que rendei lindos potes de geleia. Veja aqui como eu fiz as geleias de morango.
Amei , assim como tudo que vejo aqui , vocês são demais !!!
Obrigada Marli, é tudo feito com muito carinho. Bjsss e bom final de semana.