As estações do ano influenciam diretamente na produção e disponibilidade de frutas, verduras e legumes. Os alimentos da estação são geralmente mais saborosos, nutritivos e com um custo mais acessível.
Para obter uma tabela mais precisa e atualizada, recomendo consultar as feiras livres, is feirantes sempre possuem as melhores informações sobre os produtos da estação e podem te indicar as melhores opções para cada época do ano. Muitos supermercados online e aplicativos de entrega de alimentos possuem seções dedicadas aos produtos da estação, facilitando a sua compra.
Lembro quando eu era criança, no verão, passava em frente a minha casa, em Urussanga, sul de Santa Catarina, o caminhão da uva. Ele vinha lá do interior do Rio Grande do Sul para vender as caixas de uvas. O som daquele caminhão – “Olha a uuuuva” – já dava água na boca. Nossa! O ano todo sem chupar um baguinho de uva, aquilo era o néctar dos deuses.
Hoje nós comemos uva o ano todo, mas, cá entre nós, a fruta da época, ainda hoje, é sempre mais gostosa. Além, é claro, de ser mais barata. Por isso, procuro, sempre que possível, comprar as frutas da estação. No verão, as frutas são mais fartas e, no inverno, são as verduras e os legumes. Pego minha sacolinha retornável e lá vou eu à feira.
A tabela abaixo é a da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) onde estão listadas todas as épocas das frutas, dos legumes e das verduras que eles distribuem durante o ano para boa parte do nosso país.
Dicas:
- Variedade: Aproveite a diversidade de alimentos da estação para preparar pratos saborosos e nutritivos.
- Sazonalidade: Ao comprar frutas, verduras e legumes da estação, você contribui para a economia local e para a sustentabilidade.
- Armazenamento: Para aproveitar ao máximo os alimentos, guarde-os corretamente na geladeira ou em local fresco e ventilado.