Sempre que minha vizinha Lúcia fazia essa geleia de tangerina, trazia um pouco para mim. Era uma boa desculpa para eu sair do computador e irmos para a cozinha tomarmos um cafezinho e degustarmos essa delicia Essa receita de geleia de tangerina é tão boa, que minha vontade era abrir um pacote de torradas e devorar tudo de uma só vez. Confesso que quase fazia isso. Até que esses dias ela me chamou para acompanhar enquanto fazia uma receita para sua irmã. Papel e caneta na mão lá fui anotando tudinho. No dia seguinte, de sacola na mão, fui à feira escolher as melhores tangerinas para fazer a minha geleia. Ficou divina. É de fechar os olhos na hora de comer.
INGREDIENTES
- 28 tangerinas lavadas. A melhor variedade é a Cleminules
- 800 g de açúcar cristal
- 2 copos americanos de suco de laranja pera, se necessário
MODO DE FAZER
- Descasque todas as tangerinas e retire as sementes. Reserve.
- Pique seis polpas e coloque dentro de uma panela grande. Reserve
- Separe as cascas de 6 tangerinas: 3 delas serão cortadas em tiras bem fininhas e também vão para a panela. As outras 3 vão para o liquidificador com o restante das polpas, bata.
- Descasque, descarte as cascas e tire as sementes das 22 tangerinas restantes e coloque no liquidificador bata e despeje na panela panela.
- Se a laranja não tiver muito suco, pode colocar um pouco de suco de laranja ou água para bater no liquidificador.
- Despeje tudo na panela, junte o açúcar e cozinhe por aproximadamente 50 minutos, mas esse tempo depende da quantidade de suco que a laranja possui.
- Mexa de vez em quando.
- Para saber o ponto, coloque uma colherzinha de chá sobre um pratinho e deixe uns minutos na geladeira. Esta geleia não deve ficar muito dura. Se tiver dúvida, veja no vídeo o ponto da geleia.
- Coloque, ainda quente, dentro de potes de vidros esterilizados e deixe esfriar de cabeça para baixo para criar mais pressão na tampa.
Esse vídeo abaixo, com a receita da geleia de tangerina, eu fiz com as @Geleias, amigas da faculdade, de viagens e de muitas risadas.
A tangerina: um tesouro cítrico
A tangerina, também conhecida como mexerica, mandarina, poncã, bergamota, entre outros nomes, é uma fruta cítrica adorada por muitos pela sua doçura e praticidade. Com sua casca fácil de descascar e segmentos separados, ela é perfeita para um lanche rápido e nutritivo.
Um pouco de história
Acredita-se que a tangerina seja originária da Ásia, e seu nome “tangerina” vem de “laranja tangerina”, ou seja, “laranja de Tânger”. Ao longo dos séculos, essa fruta se espalhou pelo mundo, conquistando paladares e se tornando um alimento básico em diversas culturas.

Por que amamos a tangerina?
Sua doçura natural, com um toque de acidez, agrada a maioria das pessoas.Rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico, a tangerina também contém outras vitaminas e minerais importantes para a saúde. Além de ser consumida in natura, a tangerina pode ser usada em diversas receitas, como sucos, geleias, bolos e até mesmo em pratos salgados.
Benefícios para a saúde da geleia de tangerina
- Fortalece o sistema imunológico: A alta concentração de vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados.
- Melhora a saúde da pele: Os antioxidantes presentes na tangerina combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.
- Auxilia na digestão: As fibras presentes na fruta ajudam a regular o intestino e prevenir a constipação.
- Protege o coração: A tangerina contém flavonoides, que ajudam a

Experimentei esta geleia que vc fez, realmente é de comer com os olhos fechados para degustar devagarinho o sabor!
Essa foi a melhor que eu já fiz, pena que essa vez não deu pra dar pra vcs porque fizemos só uma receita e dividimos em 3.
Porque é que são precisas 28 tangerinas se na receita são usadas 12?
Desculpe, no modo de fazer faltou uma parte, já arrumei, mas é essa:
“Descasque, descarte as cascas e tire as sementes das 22 tangerinas restantes e coloque no liquidificador bata e despeje na panela panela”.
Fiz a receita seguindo o vídeo e demais informações, fiz tudo direitinho, mas infelizmente ficou amargando um pouco. Não sei se tem alguma dica pra não dar aquele amargo que geralmente vem da casca.
Oi Vanéli, tudo bem?
Olha já aconteceu comigo tb, tive que jogar tudo fora de tão amarga….isso se dá ao tipo de tangerina, aquela que aqui no sul chamam de Mexerica, uma pequena e cheirosa, não são boas.
Alí, nos ingredientes eu digo: “28 tangerinas lavadas. A melhor variedade é a Cleminules”.
É muito importante usar essa ou outras que são maiores e a casca sai facilmente, nunca as pequenas.
Outra coisa, tire bem as sementes.
Espero ter ajudado.
bjsss e boa semana