Bordar guardanapos é uma forma encantadora de personalizar sua mesa e adicionar um toque especial às suas refeições. É um hobby relaxante e gratificante, e o resultado final é sempre único e cheio de charme.
À noite, sempre gosto de fazer um trabalhinho manual na hora de sentar em frente à TV. Tenho até o meu cantinho para isso, com luminária e uma sacolinha para guardar minhas “invencionices”. Não sou nenhum primor nas artes manuais, sou digamos…metida. Nada que demore muito para acabar. Sou ansiosa, tenho de ver pronto logo, no máximo em uma semana – mais que isso desisto do trabalho. Nesse final de semana, aqui em Floripa, choveu o tempo todo, aí não tive dúvidas, coloquei a máquina de costura na mesa da sala, puxei os tecidinhos que estavam esquecidos no armário e fui inventando vários guardanapos para compor as fotos das receitas que faço.
Para esse, feito em cânhamo, fiz uma bainha aberta, mas achei que estava um pouco sem graça. Então procurei na internet uma imagem pequena que desse um pouco mais de vida ao guardanapo. Usei somente as linhas que possuía em casa e bordei, com 3 fios de cada vez, o ponto cheio e o ponto reto. Nas folhas, usei o ponto corrente duplo, mas você pode inventar o ponto e as cores que desejar.
Essas são as referências de cada cor. Como você pode ver, não sou nenhuma profissional do bordado, mas de longe tudo fica lindo, não é mesmo? E também esse negócio de avesso perfeito é para quem é muito caprichosa, não é meu caso. Se você quiser bordar o mesmo motivo, é só salvar e imprimir esse risco, está no tamanho exato do que eu fiz.
Léia, que guardanapo lindo! Sou apaixonada pela sua página.
Para esta bainha aberta, você faz a bainha normalmente e depois faz o efeito aberto? e ah! Mostra os demais guardanapos 🙂
Beijo,
Deyva
Deyva não faço a bainha antes. Faço da seguinte maneira: primeiro puxo um fio a 4 cm da borda, nos 4 lados do guardanapo. Depois faço uma bainha dupla de 2 cm, alinhavo e passo. Aí vou fazendo a bainha aberta. Só assim…
Nesse link vc pode ver os outros que fiz, são bem simples: https://www.coisasdaleia.com.br/wp-content/uploads/2016/09/guardanapos-diversos.jpg
bjsss
Obrigada, Léia.
São lindos, acho são que ainda mais lindos pela simplicidade e carinha de vó.
Léia, cda dia mais me encanto com seus trabalhos, verdadeiras obras de arte, tenho feito alguns biquinhos em panos e toalhas de copa….obrigada pelo mostruário tão belo. Parabéns! !!!
Marlene, obrigada querida..me mande uma foto dos teus trabalhos…bjsss
Léia, Seus trabalhos merecem elogio sempre. São de uma delicadeza e encantam qualquer ambiente, parabéns pela criatividade, habilidade e gentileza de repassar ensinamentos . Deus a proteja sempre.
Oinn minha querida, que bom ler isso…amei, obrigada e Deus te proteja tb…bjsss e bom findi
Léia,estou apaixonada por seus trabalhos. Comprei vários panos de prato para passar os bicos que vi no seu blog.
Obrigada, por dividir conosco estas belezuras!! “@@Dri.
Ah que legal Adriana, depois me mostra com ficou…bjsss e bom findi
Sou apaixonada por artesanatos : crochê,bordados,transado de fita etc.por isso gostaria de receber novidades.
Há muuuttooos anos atrás, ganhei de minha avó (hoje falecida), uma toalha de mesa de cânhamo bordada. Ela havia comprado de uma pessoa do Sul. Nunca mais vi trabalho igual, hoje fiquei feliz em ver seus trabalhos maravilhosos, me lembrou meu presente. Parabéns. Espero não perder seu contato. Breve me comunicarei com você. Um abraço.
Olá, bom dia, tudo bem? Estas toalhas grandes bordadas em cânhamo, ficam ótimas, também, como cortina.
bjss e boa semana pra vc