O molho de tomate caseiro se tornou um elemento essencial e muito popular na culinária brasileira. É usado para acompanhar massas, pizzas, lasanhas e outros pratos. Esta receita de molho de tomate caseiro de liquidificador eu já faço há muitos anos para montar a Torta Fria de Pepino, mas aqui eu a deixei ainda mais fácil. Existe várias formas de fazer o molho de tomate caseiro. Eu faço de duas formas diferentes, conforme meu tempo e minha disposição. Uma, mais complexa, com alho e cebola; e esta, mais simples, que eu particularmente acho mais gostosa. É uma ótima opção para aquelas horas em que a gente está com fome, mas sem disposição para criar pratos elaborados. É só tirar do congelador e descongelar no micro-ondas ou em uma panela, em fogo baixo.
INGREDIENTES
- 1 lata de tomates pelados
- ½ xícara de chá de tempero verde picado grosseiramente somente salsinha e cebolinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Noz-moscada ralada a gosto
- Sal e pimenta a gosto
MODO DE FAZER
- Coloque no liquidificador o tempero verde, os tomates pelados inteiros, o leite, a farinha de trigo, a noz moscada, o sal e a pimenta e bata bem.
- Em uma panela pequena, coloque a manteiga e o azeite, despeje a mistura do liquidificador e cozinhe por uns 10 minutos mexendo sempre.
- Desligue o fogo, verifique o sal e despeje o queijo ralado.
- Coloque em potes e deixe na geladeira com a tampa aberta. Quando estiver frio, tampe e coloque para congelar.
- Dura até 4 meses no congelador.
- Na hora de servir, se quiser, salpique algumas folhas de manjericão.