Nessa receita de pão de mel caseiro com cobertura de chocolate tem pedacinhos de carinho e de história camuflados nas especiarias cheirosas que invadirão sua cozinha. Uma ótima receita cheia de afeto embutido e é perfeita para qualquer ocasião, seja para um café da tarde especial, presentear alguém ou simplesmente satisfazer aquele desejo por um doce caseiro.
INGREDIENTES
Chá
- 1 copo americano de água
- 1 colher de sopa de erva doce
- 3 unidades de cravos-da-índia
- 2 ramas de canela pau
Massa
- 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de mel
- 1 xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de açúcar mascavo
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó
- 1 colher de chá de cravo-da-índia moído rasa
- 1 colher de chá de noz moscada rasa
- 1 colher de chá de canela em pó rasa
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de chá de leite frio
Cobertura
- 250 g de chocolate ao leite
MODO DE FAZER
Chá
- Em uma canela coloque a água, a erva-doce, as ramas de canela pau e os cravos-da-índia. Ferva um pouco, desligue e deixe esfriar na canela. Coe e reserve.
Massa
- Pré-aqueça o forno a 180 C.
- Em uma bacia grande peneire todos os ingredientes secos, menos o bicarbonato de sódio.
- Junte ingredientes úmidos, inclusive o chá.
- Dissolva o bicarbonato de sódio no leite frio e junte a mistura anterior. Mexa somente para criar uma mistura homogênea. Não use batedeira.
- Cubra uma forma retangular média, com papel manteiga e coloque a massa por cima.
- Coloque no forno para assar por aproximadamente 25 à 30 minutos. Faça o teste do palito.
- Corte em cubos.
- Coloque na geladeira por 1 hora ou mais, antes de colocar o chocolate por cima.
Cobertura
- Derreta o chocolate ao leite em banho-maria e ainda quente passe sobre cada pedaço do pão de mel. Deixe na geladeira para esfriar bem.
A deliciosa história do pão de mel
O pão de mel é um doce que encanta paladares há séculos. Sua origem, assim como a de muitas receitas clássicas, é um pouco nebulosa e conta com diversas versões. No entanto, a maioria das histórias converge para a Europa, mais precisamente para a Rússia, em torno do século IX.
A versão russa
Nessa versão, o pão de mel era conhecido como “pryanik”. Era preparado com uma mistura simples de farinha, suco de frutas e, claro, muito mel. A massa era assada em pedras quentes, resultando em um doce rústico e saboroso.
A influência das especiarias
Com o passar dos séculos e a intensificação do comércio, especiarias vindas do Oriente Médio e da Índia passaram a fazer parte da receita do pão de mel. Canela, nozes, gengibre e frutas secas enriqueceram o sabor e a aroma dessa iguaria, transformando-o em um doce ainda mais sofisticado e apreciado.
Uma tradição que se espalhou
A partir dos séculos XVII e XVIII, a receita do pão de mel se espalhou por toda a Europa, com cada região adaptando-a aos seus ingredientes e costumes locais. Surgiram diversas variações, desde os pães de mel recheados até os decorados com glacê e frutas cristalizadas.
O pão de mel nos dias de hoje
Hoje em dia, o pão de mel é um doce presente em diversas culturas e celebrações. É comum encontrá-lo em festas de fim de ano, casamentos e outras ocasiões especiais. Sua versatilidade permite que seja adaptado aos mais diversos gostos, desde os mais tradicionais até os mais modernos.