Minha mãe sempre falava em pão de cará com batata doce, mas nunca fez para nós. Talvez por não ter encontrado cará facilmente em nossa cidade. Nunca lembro, também, de ter comido esse tubérculo. Há alguns dias, encontrei o tal do cará no supermercado, olhei para ele, ele olhou para mim…oh bichinho feio! Resolvi comprar e fazer a mesma receita do pão de aipim que sempre faço, substituindo por batata doce e cará. Fiz algumas alterações na receita original e, no final, ficou um pão delicioso e lindo, veja nas fotos, pura tentação!
INGREDIENTES
Fermento
- 4 colheres de sopa de fermento biológico 2 pacote de 10 g
- 1 colher de sopa de açúcar rasa
- 1 copo americano de de leite morno não pode ser muito quente para não matar o fermento
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
Massa
- 300 g de batata doce cozida e descascada
- 300 g de cará cozido e descascado
- ½ copo americano de leite em temperatura ambiente
- ¾ xícara de chá de açúcar
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sopa de óleo ou azeite
- 3 colheres de sopa manteiga derretida
- 300 g de farinha de trigo integral
- 300 g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de gergelim ou aveia em flocos grossos para salpicar
MODO DE FAZER
Fermento
- Misture todos os ingredientes em uma bacia pequena. Cubra com um papel alumínio ou toalha e deixe crescer até formar uma esponja. Esse processo é rápido, de 5 a 10 minutos.
Massa
- Amasse a batata doce e o cará com um garfo ou passe em um processador com os outros ingredientes – menos a farinha e o fermento.
- Coloque essa mistura em uma bacia grande e junte o fermento e as farinhas. Guarde um punhado das farinhas para ajudar na hora de amassar o pão.
- Amasse bem o pão. A massa fica grudenta, mas vá colocando o mínimo possível de farinha para poder trabalhar. Essa massa deve ficar um pouco mais mole do que um pão normal, por que a farinha integral incha mais.
- Corte a massa em 4 partes e coloque cada parte em uma forma de pão, untada com óleo e um pouco de farinha.
- Tampe-os e deixe-os crescerem em um local abafado ou que não tenha corrente de ar. Leva, em média, uma hora para crescerem ou até dobrarem de tamanho, mas isso depende muito do clima.
- Aqueça o forno por uns 15 minutos na temperatura máxima.
- Pincele os pães com uma mistura de 1 gema e 1 colher (sopa) de água e salpique gergelim ou aveia grossa por cima.
- Abaixe o forno para 150º e coloque os pães.
- Assim que perceber que estão bem dourados, retire-os do forno (+ ou – 30 minutos).
Propriedades nutritivas
Cará
O cará é um tubérculo que contém uma grande quantidade de vitaminas do Complexo B – B1, B2 , B5, B6 e é rico em fibras solúveis. Os nutrientes encontrados no cará fortificam os nervos, estimulam o apetite, o crescimento e ainda auxilia no processo digestivo.
Batata-doce
A batata-doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.
Adorei sua receita ????
Obrigada, aqui só tem receitinha assim vap-vupt