Cozinhar já é bom, agora imagine cozinhar com uma turma divertida e com um professor de inglês maluquinho (Gabriel), daqueles competentes, que faz a gente aprender sempre com muito humor. De repente, sem perceber, você está se comunicando em inglês. Foi essa a nossa aula da semana passada, uma cooking class, uma aula de culinária em inglês no curso de idiomas Rockefeller, do Kobrasol.
8 Muffins
INGREDIENTES
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 ovo
- ½ xícara de chá de leite
- 1 xícara de chá farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- ½ xícara de chá de gotas de chocolate meio amargo
- Forminhas de papel Opcional
MODO DE FAZER
- Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte 12 forminhas para muffin com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
- Separe as claras das gemas e bata em ponto de neve. Reserve
- Na batedeira, junte o açúcar e a manteiga às gemas e bata muito bem até obter uma mistura esbranquiçada.
- Em seguida, acrescente o leite e a farinha de trigo, apenas até incorporar bem.
- Adicione as gotas de chocolate e o fermento à massa. Misture delicadamente com uma espátula. Misture algumas gotas de chocolate para enfeitar.
- Em seguida, acrescente as claras em ponto neve à massa, misturando delicadamente.
- Distribua a massa nas forminhas previamente untadas e enfarinhadas. Cuidado para não encher demais: deixe a massa a um dedo da borda das forminhas. Se usar as forminha de papel não precisa untar.
- Jogue por cima de cada forminha um pouco das gotas de chocolate. Não afunde as gotas.
- Leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos. Para ter certeza de que os muffins estão assados, faça o teste do palito. Espete em cada um deles com um palitinho. Se o palito sair sem massa, os muffins estão prontos. Ver vídeo abaixo.
- Deixe esfriar e desenforme com cuidado.
Como não ser divertida a aula dele?
Saudade dessa turma divertida
Principais origens
- A primeira referência aos muffins aparece em um livro de receitas inglês do século XVIII. Nessa época, o nome “muffin” era uma adaptação da palavra francesa “moufflet”, que significava um pão macio. Eram mais como um pão achatado, cozido em uma chapa e depois tostado.
- No século XIX, ganharam uma nova forma nos Estados Unidos, se tornando os bolinhos fofinhos que conhecemos hoje. A receita americana incluiu fermento em pó, tornando a massa mais leve e aerada.
Evolução dos Muffins
- A evolução dos muffins foi marcada pela transição de um pão simples para um bolinho mais elaborado, com a adição de diversos ingredientes como frutas, chocolate e especiarias.
- A versatilidade dos muffins permitiu a criação de inúmeras variações, tanto doces quanto salgadas. Hoje em dia, encontramos muffins de banana, mirtilo, chocolate, queijo, espinafre e muitos outros sabores.
- PA facilidade de preparo e a praticidade dos muffins os tornaram um alimento popular em todo o mundo, sendo consumidos como café da manhã, lanche ou sobremesa.