Corte cubinhos de 3 cm da carne. Tempere a carne com sal e pimenta.
Reserve fora da geladeira enquanto prepara os outros ingredientes.
Coloque para ferver 1 litro de água.
Descasque as batatas e corte em cubos de 3 a 4 cm. Corte as cenouras em rodelas de 2 a 3 cm. Reserve os legumes dentro de uma tigela com água fria.
Coloque a farinha de trigo sobre os pedacinhos de carne e misture com a mão para que envolva todos os pedaços.
Coloque 1 colher de azeite para esquentar em uma panela com fundo alto. Não pode ser panela antiaderente, pois não criará crosta, que é uma etapa muito importante para este prato.
Quando o azeite estiver bem quente, coloque um terço da carne para refogar. Aqui é somente para dourar de todos os lados, não precisa cozinhar a carne. Retire a carne da panela, coloque mais uma colher do azeite e mais 1/3 da carne. Doure e retire.
Faça o mesmo com o restante da carne. Reserve a tigela com as carnes douradas.
Na mesma panela que a carne foi dourada, coloque o restante do azeite e em seguida as cebolas. Refogue até ficarem murchas, só então coloque o alho.
Assim que o alho perfumar, volte todos os pedaços de carne para a panela e acrescente o vinho. Aproveite para ir raspando o fundo da panela e dissolver todo aqueles queimadinhos que ficaram no fundo da panela. Deixe evaporar totalmente o vinho.
Acrescente as folhas do louro, as folhinhas do tomilho e o cominho.
Junte 1/2 litro de água, abaixe o fogo e deixe cozinhando com a panela meio tampada.
Cozinhe até sentir que a carne está bem macia. Se necessário coloque mais água e vá raspando o fundo de vez em quando, para que não grude.
Quando a carne estiver cozida, escorra a água da batata e da cenoura, que estão na tigela e adicione a carne. Cozinhe até ficarem macias.
Desligue o fogo, junte a cebolinha verde e deixe a panela tampada enquanto arruma a mesa.