Quando estive no estado do Mato Grosso, há uns 2 anos, comi muita galinhada. É uma tradição lá, e eu adorei. Comi até jacaré pensando que era galinhada. Estava ótimo!
Nesta semana, eu estava com muita vontade de comer aquela galinhada, mas como não é tradição em Florianópolis, se eu quiser comer, tenho de fazer. É um prato muito simples, resume-se à galinha ensopada com arroz. Só que alguns segredinhos vão fazer dela um prato especial. Então, vamos à receita:
INGREDIENTES
- 6 unidades de coxas de frango pequenas
- 1 cebola picada em meia lua
- 3 dentes de alho picados e amassados
- Suco de 1 limão
- ½ colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 colheres de sopa de colorau urucum
- 1 folha de louro
- ½ xícaras de chá de azeitonas picadas
- 1 xícara de chá de cebolinha verde picada
- 2 xícaras de chá de arroz parboilizado
- Sal e pimenta a gosto
MODO DE FAZER
- Tempere as coxas de frango (deixe-as com as peles) com cebola, alho, limão, açúcar, páprica, 1 xícara de água fria, sal e pimenta. Deixe descansar por, no mínimo, 1 hora. Eu costumo temperar na noite anterior, mas não há necessidade.
- Retire os frangos do tempero e seque cada um, com um papel toalha.
- Aqueça o óleo e frite as coxas de frango até dourar. Retire os frangos fritos e reserve
- Coe o tempero, mas guarde o líquido.
- Refogue os temperos no mesmo óleo que foram fritas as coxas de frango.
- Quando a cebola estiver caramelizada, coloque o frango, o caldo que sobrou dos temperos, 1/2 xícara da cebolinha verde, as azeitonas, o colorau e o louro. Deixe cozinhar até a água secar.
- Junte o arroz com o frango e acrescente 4 xícaras de água quente e leve ao fogo baixo para cozinhar.
- Cuide para não queimar no fundo da panela, para isso mexa delicadamente, de vez em quando, para o frango não se desmanchar.
- Quando o arroz estiver cozido, mas ainda ao dente, desligue a panela, tampe e aguarde 5 minutos.
- Coloque em um prato, salpique cebolinha verde e sirva.
As origens
A origem da galinhada está intrinsecamente ligada à história dos bandeirantes portugueses. Esses exploradores, em suas longas jornadas pelo interior do Brasil em busca de ouro e riquezas, precisavam de alimentos nutritivos e fáceis de preparar.
- Prato dos tropeiros: Com seus ingredientes simples e saborosos, logo se tornou a comida preferida dos tropeiros, que acompanhavam os bandeirantes. O prato era fácil de transportar e de preparar, mesmo em condições adversas.
- Ingredientes acessíveis: As galinhas faziam parte da comitiva ou eram adquiridas em sítios ao longo do caminho. O arroz, alimento básico, era fácil de encontrar e o tempero era feito com ingredientes locais.
- Adaptação e evolução: Com o passar do tempo, a galinhada foi se adaptando aos diferentes paladares e ingredientes de cada região. Em Goiás, por exemplo, a galinhada ganhou um toque especial com a adição da guariroba, um tipo de palmito amargo.
Por que a galinhada faz tanto sucesso?
- Sabor inconfundível: A combinação de arroz soltinho, frango e temperos aromáticos resulta em um sabor único e irresistível.
- Versatilidade: Pode ser acompanhada de diversos acompanhamentos, como tutu de feijão, vinagrete, farofa e couve refogada.
- Conexão com as raízes: A galinhada evoca memórias afetivas e remete a um tempo mais simples, quando as refeições eram preparadas com carinho e ingredientes frescos.