Teste do palito, você já deve ter ouvido falar. Consiste em inserir um palito de madeira na massa do bolo para saber se ele está assado. A técnica é a seguinte: Quando o bolo estiver douradinho e você achar que já está assado, mas ainda não tem certeza, insira um palito no bolo. Se sair com um pouco da massa grudada, está cru. Se sair seco, pode desligar o forno, o bolo está pronto. Tudo isso é feito na boca do forno, de preferência.
O teste do palito é uma ferramenta indispensável na cozinha para garantir que seus assados fiquem perfeitos. Ao seguir essas dicas simples, você terá resultados incríveis em suas receitas.
Agora se você errou nos ingredientes, botou mais gordura do que a receita indicou, muito líquido ou esqueceu de acrescentar o fermento, a massa vai abatumar, não vai crescer e ficar leve. Você pode cozinhar o tempo que for, a massa vai sair grudada no palito. Nesse caso, não tem jeito, ele não vai ficar bom. Só que tem gente que adora um bolo abatumado.
Nossas avós já faziam o teste do palito quando não se falava em tempo de cozimento. Ou era no “olhômetro” ou, para as menos experientes, o teste do palito. Ele sempre esteve presente nas receitas manuscritas dos caderninhos manchados pelo tempo de muitas delícias realizadas. Aqueles que eram um tesouro sem fim.
O bolo fofinho, gostoso que perfuma a casa toda é responsável por boa parte das nossas lembranças afetivas. Geralmente, feitos para o café da tarde, com cuidado e carinho, esse bolinho é sempre bem-vindo.
Uma dica a mais, afinal, conselho e água benta não faz mal a ninguém. Não exponha o bolo recém-saído do forno, em uma corrente de vento. Deixe ele um pouco dentro do forno, com a porta aberta. Depois, pode levar a um local para esfriar totalmente. Só desenforme quando ele estiver completamente frio.