Conserva caseira é uma boa forma de aproveitar os legumes e frutas da época, são mais doces, frescos e saborosos e o preço é sempre convidativo. Aprendi a fazer conservas caseiras vendo minha mãe fazer. Alguns temperos uso da horta que mantenho na janela e na sacada do meu apartamento. Um luxo! Depois etiqueto, coloco a data de fabricação, enfeito com os Cobre tampas, guardo para meu consumo ou para dar de presente aos parentes e amigos.
Quer aprender? Então vamos lá:
- Compre ou reaproveite potes de vidros.
- Verifique se as tampas estão em boas condições. Não podem estar enferrujadas e nem tortas.
- Lave muito bem e guarde o vidro sem as tampas, para sair todo o cheiro.
- Quando for usar, lave novamente e coloque 2 dedos de água dentro de cada vidro, coloque no micro-ondas e ligue na potência máxima por 5 minutos. Retire com cuidado e coloque sobre o escorredor para secar naturalmente. Não use pano de prato.
- Coloque as tampas em cima do escorredor com a parte de dentro viradas para cima. Ferva uma chaleira de água e jogue bastante sobre as tampas. Deixe esfriar, escorra e coloque para secar.
- Se for fazer algo quente, assim que a conserva ficar pronta coloque dentro do vidro ainda quente.
- Encha bem, até a borda, dê pequenas batidinhas para o conteúdo se assentar e sair todas as bolhas de ar restantes.
- Se for fazer conserva fria, como os picles, os legumes tem que estar bem frescos e bem lavados. Use água fria e filtrada.
- Feche bem.
- Coloque os vidros da conserva dentro de uma panela alta, de cabeça para baixo e cubra com água. Conte 10 minutos depois que começar a ferver. Desligue a água deixe esfriar um pouco antes de retirar os vidros. Algumas conservas não podem passar por esse processo para que o legume não perca sua cor e não cozinhe.
- Coloque os vidros de cabeça para baixo sobre um pano de prato e deixe esfriar bem.
- Etiquete com a data de fabricação, geralmente é de 3 meses.
- Se quiser que eles fiquem bem lindinhos, veja esses Cobre tampas da nossa loja.
Veja aqui algumas receitas de compotas que já fiz, como a Geleia de Morango, a Caponata de Beringela, a Conserva de beterraba agridoce, o Doce de mamão verde, o Doce de abóbora em calda na cal, a Geleia de Tangerina, o Doce de figo verde em calda e muitas outras que você encontra no blog. Todas são deliciosas e foram testadas e aprovadas.
Adoro a de berinjela! Vou fazer….obrigada pelas dicas.Não é difícil mesmo, Bjs
É super fácil mesmo, é so ir jogando tudo na forma e pronto, não precisa picar muito fino…bjss Carmem
Leia, que delicia!Isso me lembra tanto a época que morava em casa e minha mãe fazia essas coisas.Eu não tenho muita habilidade na cozinha, aqui em casa o marido que é o craque eu sou mais chegada na parafusadeira do que na batedeira ahuahau=*
Gostaria de saber como fazer conservas de legumes e pimenta biquinho
Oi Elizabeth, tudo bem? Acredito que cada legume tem uma forma de fazer, pois um tem que ser cozidos antes e outros não, mas não posso te ajudar porque nunca fiz.
A pimenta eu faço o seguinte: lavo bem com água e detergente, seco com um pano limpo e separo. A parte lavo um vidro de conserva e passo água fervente nele. Deixo esfriar e coloco dentro as pimentas. Acrescento vinagre até a borda e uma folha de louro. Tampo bem, guardo na geladeira e vou usando conforme a minha necessidade….bjsss